quinta-feira, 6 de maio de 2010

Taça da Copa chega à África do Sul

Taça desembarcou nesta quarta em Joanesburgo e fará turnê de um mês pelo país





As delegações dos 32 países participantes da Copa do Mundo de 2010 devem começar a chegar à África do Sul dentro de duas ou três semanas - a seleção brasileira tem chegada prevista para o dia 27 de maio. Mas o grande objeto de desejo de todas essas equipes já desembarcou no país-sede da competição.

O troféu da Copa do Mundo chegou na África do Sul depois de quase oito meses viajando pelo planeta. Desde setembro de 2009, a Taça passou até agora por mais de 80 país e percorreu um trajeto de 134 mil quilômetros. Em cada cidade onde parou, ficou exposto em locais públicos, o que permitiu a milhares de pessoas tirarem fotos ao lado do objeto.

A partir de sexta-feira começa a última parte da turnê do troféu antes do início da Copa de 2010. A intenção, dizem os organizadores, é oferecer ao maior número de pessoas possível a oportunidade de chegarem perto da taça para sentirem um pouco do clima do Mundial, já que nem todos conseguirão assistir aos jogos de dentro dos estádios ou mesmo nas fan parks.

Na etapa sul-africana da viagem, a taça passará por um total de 38 cidades. E além dos mais famosos pontos turísticos e locais luxuosos, ela será exibida também em comunidades carentes e algumas das regiões mais pobres do país.

O início da turnê, por exemplo, acontece em uma township, como são conhecidas as favelas sul-africanas. Khayelitsha, uma área na periferia da Cidade do Cabo, abriga quase um milhão de pessoas que vivem em condições miseráveis, com problemas que vão do difícil acesso ao transporte público até a falta de saneamento básico e energia elétrica.

Depois de um mês, a taça de 36,8 centímetros de altura e mais de seis quilos de ouro chegará a Soweto, região de Joanesburgo que ficou conhecida como um dos principais palcos da luta de resistência contra o apartheid, o regime de segregação racial que dividiu a África do Sul por quatro décadas.

É em Soweto que acontecerá, no dia 10 de junho, a cerimônia de abertura da primeira Copa do Mundo no continente africano. E também é a poucos quilômetros de lá que está o estádio Soccer City, onde no dia 11 de julho serão conhecidos os novos donos do troféu mais importante do futebol.

Fonte IG

0 comentários:

Postar um comentário